Ecossistemas poluídos podem se recuperar em uma geração

                                              Imagem retirada do site: http://www.inovacaotecnologica.com.br
  
Boa parte dos ecossistemas poluídos podem se restabelecer em apenas uma geração se as sociedades se envolverem na sua limpeza e restauração.
Afirma uma meta-análise de 240 pesquisas independentes feitas por cientistas de todo o mundo.

Recuperação Ambiental
De acordo com as pesquisas feitas, afirmam os pesquisadores que os ecossistemas florestais podem se recuperar em média de 42 anos                                       e os fundos oceânicos em menos de 10.Ecossistemas que passaram por múltiplos distúrbios se recuperam em média de 56 anos.Distúrbios menos graves como derramamento de óleo, pesca por arrastão, mineração e invasão de espécies não-nativas se recuperam menos de 5 anos.
Estudos também relatam que a natureza leva mais tempo para se recuperar de distúrbios naturais do que distúrbios causados pelo homem.


Não estamos em um mundo sem esperanças

A pesquisa concentrou em sete tipos de ecossistemas e nos principais abalos causados pelo homem como, mineração, derramamento de óleo, desmatamento e agricultura. As principais fontes naturais de danos ao meio ambiente também foram considerados, como ciclones e furacões.


Bandeira dos ativistas ambientais


Os pesquisadores alertam que será necessário desenvolver critérios para saber se um determinado ecossistema está recuperado ou não. Eles afirmam também que os dados definidos pela pesquisa possam se especular em centenas de anos ou milênios para recuperação dos ecossistemas. E defendem que a recuperação dos ambientes degradados torne-se uma bandeira dos ativistas, que melhoram os resultados que afirmam as especulações.