Ilhas de Energia para abastecer o mundo

Imagem retirada do site: http://ecotecnologia.wordpress.com

A energia das ondas já vem sendo utilizada atualmente como uma fonte de energia renovável. Mas e a diferença de temperatura da água dos oceanos poderia ser nossa próxima fonte de energia limpa? As “Ilhas de Energia” flutuantes, um idéia com mais de um século de idade, pode se tornar em breve uma realidade na geração de energia elétrica renovável capaz de abastecer o mundo inteiro. O conceito – criar ilhas artificiais para coletar a energia dos ventos, das ondas e do sol nos trópicos – é baseada no trabalho de Jacques-Arsène d’Arsonval, um físico francês do século 19, que visionou a idéia de utilizar o oceano como um gigantesco coletor de energia solar.

Inspirada na idéia do físico francês, uma nova técnica chamada Conversão de Energia Térmica dos Oceanos (OTEC – Ocean Thermal Energy Conversion) está sendo desenvolvida. A técnica tira proveito das diferenças na temperatura entre a superfície do oceano (até 29°C nos trópicos) e da água localizada a um quilômetro de profundidade (tipicamente 5°C). A água mais quente da superfície é utilizada para aquecer amônia líquida – convertendo-a em vapor – que se expande para acionar uma turbina, gerando eletricidade. A amônia é então resfriada pelo uso da água localizada a um quilômetro de profundidade, o que faz com que a amônia volte ao seu estado líquido possibilitando um novo ciclo ao processo.

O objetivo desse trabalho é contruir uma rede de “ilhas de energia”. Estima-se que cada ilha poderia produzir cerca de 250 MW e que 50.000 “ilhas de energia” seriam suficientes para satisfazer toda a demanda por energia no mundo, além de gerar 2 toneladas de água potável por pessoa por dia para a população do mundo todo, uma vez que a água dessalinizada é um dos sub-produtos do processo OTEC.

O processo funciona melhor quando há uma diferença de temperatura entre as águas de 20°C, fazendo com que as regiões tropical e sub-tropical sejam as melhores candidatas à instalação dessas “ilhas”. O conceito será lançado no final deste ano no Virgin Earth Challenge, que oferece U$25 milhões em prêmios para soluções inovadoras que combatam o aquecimento global.

Matéria retirada do site:
http://ecotecnologia.wordpress.com/

Lavagem de carro sem água

                                                                 imagem retirada do site: http:\\ecotecnologia.wordpress.com

A empresa americana Lucky Earth Products lançou um produto que faz a limpeza do carro sem a utilização de água. Este produto é feito a base de água, extrato de côco, silicone e sais, é borrifado sobre o carro que atrai a sujeira através de princípios eletrostáticos e logo após passa o pano para retirar toda a sujeira.
O consumo de água em uma lavagem profissional, gasta de 90 a 170 litros e estima-se que o consumo “caseiro” seja o dobro, a empresa criadora do produto designa na redução do consumo de água e de produto químicos 1L (um litro) do produto custa cerca de 20 (aproximadamente R$ 40,00 – cotação de R$ 2,00) dólares que possibilita 10 lavagens.